O processo eleitoral de 2012 conta com um novo
“aliado”, as redes sociais. Tenho certeza que você, ao ler este comentário na
primeira frase, deve estar afirmando, mas no Norte Pioneiro – PR isso não fará diferença
alguma. Porém, posso lhe garantir que está enganado porque se você utiliza
qualquer uma dessas mídias. Facebook, Twitter e até mesmo o “quase” esquecido
Orkut já deve ter visto vários candidatos e suas coligações navegando por essa
rede.
A propaganda eleitoral nesse ano teve início no
dia 06 de julho de 2012, no caso de Jacarezinho, onde resido, os famosos
santinhos começaram a circular apenas após a segunda quinzena. O meu primeiro
contato com os candidatos foi por meio do Facebook, onde visitei as páginas dos
candidatos a prefeito e pude verificar todos os candidatos a vereadores e quais
são as suas coligações.
Hoje, pela manhã a caminho do trabalho vi pela
primeira vez as placas de um candidato a prefeito. O seu adversário distribui
as suas pela cidade na semana passada, só que esses rostos já estavam lá no
Facebook. Já que estou falando um pouco de mim, eu já havia recebido diversas
publicidades e até visualizado o vídeo institucional de um dos candidatos via
Facebook.
Em Wenceslau Braz, onde há restrições devido a Lei
Municipal que proíbe santinhos e as placas móveis pelas esquinas da cidade. Os
candidatos poderiam se beneficiar da visibilidade das redes sociais. Porém, para
a construção de uma campanha consciente e respaldada de um projeto de governo
que atenda à sua população, não uma enxurrada de mensagens desnecessárias.
Alguns candidatos querem tanto ser eleitos que se
utilizam de meios ilícitos para se elegerem. Fazem de suas campanhas cenário de
moeda de troca, a conhecida “compra de voto”. Só que o candidato que escolhe
esse caminho se esquece que nosso eleitor está mudando. Nesse ano teremos
recorde de eleitores entre 16 e 18 anos e esses estão cada vez mais instruídos
e questionadores da sociedade em que vivem. E onde encontrar esse eleitor, nas
redes sociais, pois essa garotada é conectada.
Não veremos uma transformação eleitoral como
ocorreu com a eleição do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, em 2008.
Mas, podemos dar o pontapé inicial para um novo cenário político no Brasil.
Pois, o nosso voto nos dá o direito de reprovar maus políticos. Eu sempre sou
otimista, e em todas as eleições eu acredito que seremos conscientes por nossos
votos. É por isso que devemos sempre ficar de olho no processo eleitoral.
3 comentários:
A tendência é essa mesmo!A campanha está bombando nas redes sociais desde o ano passado.O impresso perdeu a força.O lixo de campanha é resultado de uma cultura politica calcada nos fins e não nos meios.
Não acredito que este eleitor tem noção da responsabilidade do voto. E não acredito também, que tão cedo teremos voto consciente. A partir do momento que ser político é um grande negócio e não uma doação vamos ter que conviver com isto muito tempo. Os órgãos públicos nas mãos dos bandidos. Pense nisso.
Ótimo texto. As redes sociais estimulam o diálogo, compartilhamento e disseminação de ideias sem custo nenhum. É ótimo pra aproximar pessoas que não assistiriam o programa eleitoral por exemplo
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