domingo, 6 de junho de 2010

Ibope



Toda vez que uma pesquisa de outro instituto é divulgada o que mais se ouve é “Vamos aguardar o Ibope”, e ontem ele chegou.
E não foi tão diferente dos resultados anteriores, mais uma vez José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff continuam na frente, isso mesmo outro empate técnico, 37 % das intenções de voto. A candidata Marina Silva (PV) novamente aparece com 9 %.
Outra pesquisa e os números de indecisos e brancos e nulos continuam altíssimos, 8% e 9% respectivamente. E são esses eleitores indecisos que o grande arsenal de publicidade das campanhas tentará atrair.
Dessa vez até na projeção do segundo turno Dilma e Serra aparecem empatados com 42 %, eu continuo falando que depois desses empates técnicos os partidos destinarão as campanhas para os indecisos, pois quem já tem candidato não muda o voto.
Vamos ficar de olho neles, as convenções estão chegando. E logo as campanhas vão esquentar.



11 comentários:

Marcos Pontes disse...

Se há uma proibição de os candidatos fazerem campanha antes de data pré-estabelecida, deveria também serem divulgadas pesquisas eleitorais. A essa altura do campeonato elas apenas servem para induzir votos daqueles que "não querem perder seu voto", como costumam dizer.
Estabelece-se o pânico entre os cabos eleitorais ou euforia, aumenta o preço das campanhas, o que ajuda a criarem-se as caixas 2. Pra quem gosta de emoções fortes e barraco, é ótimo, mas de prático não traz benefícios.
Já vi pesquisas darem muito errado, como no Ceará e no Rio Grande do Sul, em campanhas anteriores, além da última rata ocorrida na Colômbia. Os números só serão sólidos quando os institutos se alinharem, lá para o terceiro terço da campanha.

Matheus Braz disse...

Por um Brasil de qualidade, Marina ainda vai surpreender! Esperam só as propostas dela. A primeira apresentada foi em relação aos programas sociais, sendo o responsável pós-doutor em ciências sociais pela Universidade de Chicago e pela de Yale. Detalhe: ele e muitos outros professores e especialistas estão ajudando no plano de governo da candidata voluntariamente, porque acreditam q Marina é a pessoa certa.
Ela tem apenas 9%, porque além de ser pouco conhecida, os brasileiros ficam presos as polêmicas da mídia e não procuram saber realmente quem está fazendo um bom plano de governo.
Nós brasileiros que sabemos da qualidade que será o governo Marina não podemos perder esta oportunidade, de ter um presidente SÉRIA e comprometida com a democracia, a única q está preocupada com o Brasil que queremos.
Eu sou +1, seja +1, seremos milhões!!!

Anônimo disse...

Certamente a esta altura estão tentando levanta e localizar através da própria pesquisa onde estão esses votos dos indecisos. Desta forma serão trabalhados com mídia e propaganda para atingir essa massa de eleitorado que tipo de perfil etc......os dois Partidos PSDB e PT estão muito bem estruturados para isto. Costumo dizer a Política não é para amadores...vamos em frente...

jjricarte disse...

Certamente a esta altura estão tentando levanta e localizar através da própria pesquisa onde estão esses votos dos indecisos. Desta forma serão trabalhados com mídia e propaganda para atingir essa massa de eleitorado que tipo de perfil etc......os dois Partidos PSDB e PT estão muito bem estruturados para isto. Costumo dizer a Política não é para amadores...vamos em frente... (desculpe ao publicar saiu como anônimo)

Ronise Vilela disse...

Por enquanto eu não aposto em ninguém, mas caso os "favoritos" ganhem, continuaremos sob a administração entre a cruz e a espada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ainda é muito cedo para definir quem será o novo presidente do Brasil. A população evoluiu muito no censo crítico, portanto, as eleições só serão mesmo definidas a partir do horário político e principalmente nos debates. Felizmente no Brasil, vemos que a midia/imprensa manipuladora vem perdendo seu espaço, e que os eleitores estão percebendo qual é realmente o seu papel em um país democrático...

Anônimo disse...

Concordo com Marcos Pontes. integralmente.

Souquemssou2

Anônimo disse...

Eu ainda espero o início pra valer da campanha! Acredito que a Marina tenha condições de crescer e tirar muitos possíveis votos de Dilma! E o Serra ainda tem muito o que mudar seus possíveis números! Isso quando os candidatos tiverem que falar, principalmente em debates, onde teremos a chance de ver mais os candidatos e menos os que pensam as campanhas. Sei que não completamente, mas será uma chance melhor! Pessoalmente, vejo com cautela as pesquisas pois, além de resultados que provam na história alguns erros (ou, pelo menos, divulgação diferente da pessoa na pesquisa) se pensarmos matematicamente os resultados, a inversão pode ser monstruosa, ao pensar em margem de erro, indecisos, possibilidade de divulgação errada...

Unknown disse...

Sou a favor de voto facultativo no Brasil. A maioria das pessoas votam por obrigacao, e isso e pessimo para o pais

Anônimo disse...

Boa análise... Parabéns.. !!

Boca maldita.

Postar um comentário