domingo, 25 de abril de 2010

De olho nos partidos

                                                             Roque Sponholz

O PSDB e o PT estão de olho nos partidos indefinidos correm contra o tempo para fechar alianças que contribuirão para a formação do tempo de propaganda, e ainda dos palanques pelos estados.
A briga de foice está entre PP e PTB, petistas negociam com o Partido Progressista e tucanos com o Partido Trabalhista Brasileiro. Tanto um quanto outro estão tentando atrapalhar as negociações, impedindo assim a conquista de minutos valiosos na TV.
Essa tentativa de neutralizar está causando embates dentro dos partidos, o PTB liderado por Roberto Jefferson, não formalizaria com o PT, mas a bancada petebista e a maioria de prefeitos querem ficar no palanque de Dilma Rousseff. Tentativa de aparecer bem na foto devido à popularidade do presidente Lula.
Reuniões internas do PTB protelaram a decisão para o próximo mês, mesmo assim o presidente do PSDB Sérgio Guerra, falou que os tucanos tem se entendido bem nas conversas com os petebistas.
Não é só o PT que está de olho nos progressistas, os peessedebistas tentam também aproximar-se dele, o problema é que o PP já tem o Ministério das Cidades no governo atual, o que dificulta a aproximação com o PSDB.
Um racha na bancada da câmara quase aproximou o PP do PSDB, mas foi apaziguado a tempo pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Esse mesmo tem sido visto com bons olhos para vice de Serra, caso Aécio não queira compor a chapa peessedebista.
Será que o senador Dornelles continuará se posicionando ao lado do PT sem ser tentando pela possibilidade de ser vice de José Serra?
Ou será que o status de ter um ministério manterá os aliados, como disse o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha (PTB) “Ninguém desdenha um ministério”.
Se ter um ministério nas mãos de qualquer partido é primordial todo mundo vai permanecer no palanquepetista.
Enquanto nada se define nas alianças continuamos de olho nos partidos.

Fonte: Tucanos e petistas cobiçam apoio do PP e PTB (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário