sábado, 17 de abril de 2010

Batalha eleitoral

                                                            Roque Sponholz

Não estamos ainda no período de campanha, mas as pesquisas estão mais parecidas com ataques aos inimigos, é só uma ser divulgada que se inicia a troca de acusações.
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 publicada hoje na Folha de São Paulo traz dois cenários, com o nome de Ciro Gomes (PSB) incluído como candidato José Serra (PSDB) fica com 38 % das intenções de votos e Dilma Rousseff (PT) com 28%.
Num outro quadro sem a presença de Ciro Gomes a diferença entre os candidatos cai para 8%, Serra aparece com 40 % e Dilma 30 %.
Foi só essa pesquisa ser publicada que peessedebistas comemoraram e os petistas reclamaram da mesma forma que o PSDB questionou a pesquisa do instituto Sensus.A reclamação do PT e porque o cenário está diferente do anterior, no qual apresentava um empate técnico entre Serra (32,7%) e Dilma (32,4%), quando esta foi divulgada o PSDB estava lá pronto para reclamar.
Até o período eleitoral esta troca de farpas dos partidos vai cair até sobre as pesquisas, e muito porque vários institutos despejarão várias delas sendo divulgadas por todos os lados.
Veremos uma chuva de ações na justiça eleitoral, pré-candidatos tentando embalar campanha, burlando o pleito e dando um jeitinho de estar na mídia, mesmo que seja para reclamar seu nome poderá estampar jornais, e sua imagem aparecer nos programas de TV.
As pesquisas nasceram para divulgar uma amostragem do que pode ser o resultado das eleições, não para ser uma arma na batalha eleitoral. Muita preocupação com o que foi divulgado pode ser segundas intenções dos candidatos.
Nós continuamos de olho na corrida, que mais se parece uma batalha eleitoral.

3 comentários:

decicote disse...

Cara Cintia.

Mais um texto claro e conciso da cintia, essa Paranaense, jacarezinhense, estudante de jornalismo, apaixonada por futebol, tv, cinema, culinária.
Não se subestime cintia, você não é apenas e uma simples curiosa que adora dar uns pitacos sobre política. Você conhece sobre o que fala, sabe escrever textos claros, uma arte cada vez mais esquecida no jornalismo tupiniquim e tem a agilidade do textual que casa muito bem com as novas midias. Ainda ouviremos falar muito de você...

Maurício Grabowski disse...

Pesquisas não são confiáveis, segundo Sun-Tzu "onde combaterei o inimigo é algo que não da para saber, e os preparativos do inimigo são muitos; Por isso, se os preparativos dele são muitos, eu combato os poucos!" E que vença o "menos pior"

Ronaldo Fagundes disse...

Muito massa essa da Batalha Eleitoral, kkkkkkkkkkkkk, bom mesmo, o Serra leva vantagem em todas.......mas eu torço pra ele mesmo...valeu

Postar um comentário