domingo, 11 de abril de 2010

Serra em Brasília

                                                                                               Roque Sponholz

O PSDB escolheu a capital do governo federal para lançar a pré-candidatura de José Serra, organizou evento de grande porte, colocou como mestre de cerimônias à apresentadora Ana Hickmann.
O clima de campanha reinava por lá, mas hoje vamos deixar isso de lado e falar do discurso do candidato, porque estamos repetitivos de tanto lembrar aos eleitores que todos já estão em campanha.
O pré-candidato José Serra e seu partido fez o dever de casa direitinho, colocou Aécio Neves para falar do candidato, numa tentativa de mostrar que não há divergências entres os dois principais nomes do PSDB.
Serra em seu discurso não atacou em nenhum momento a atual administração, mas deixou claro que as conquistas existem graças aos 25 anos de Democracia, e a estabilidade econômica que veio com a constituinte e o plano real.
Não falou abertamente do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas não deixou de lado as conquistas do Plano Real, e suas próprias conquista no governo FHC, quando ocupou o Ministério da Saúde.
Exaltou as suas qualidades pessoais e suas crenças, e que estas garantem a ele a sensação de que o Brasil ainda pode muito mais, do que já vem alcançando.
E não esqueceu de falar sobre integração, de união entre as regiões, quis apagar a imagem de que ele é um homem do sudoeste e não vai preocupar-se com o norte e nordeste. Lembrou da principal do governo que é servir a toda a população, sem excluir.
Foi sutil em falar da ditadura, só tocou a importância que o movimento estudantil teve na sua vida, um leve ataque a candidata petista, que naquele período militou na guerrilha.
E para não esquecer os trabalhadores, e em busca de eleitores de todas as camadas da população lembrou seu pai. Citou a sua infância e frisou que seu pai sempre trabalhou por 12 horas diárias, quis mostrar a grande parcela da população que sua família batalhou como muitos batalham.
Como já (pré-) candidato fez muito bem o dever de casa, linguagem clara, buscou não deixar de lado nenhum ponto fundamental na administração pública, saúde, educação, segurança, emprego.
Se o governo FHC vai ser valorizado ou não na campanha peessedebistas isso é outra conversa, mas que veladamente as conquistas desta administração estiveram nos discursos do evento de Brasília todos notaram.
Nós ficamos de olho no lançamento do PSDB em Brasília sim, mas se houve ou não campanha antecipada isso é uma outra conversa.
Daqui a pouco vamos falar do evento petista no grande ABC paulista, porque nós estamos de olho.

Um comentário:

disse...

É, no discurso ele se saiu muito bem, atacar a candidata do PT falando levemente sobre a ditadura foi um ponto forte para ele, mas, será que a preocupação dele com o Norte e Nordeste será a mesma que a do governo atual? Porque, cá entre nós, nesse governo, o Sul e Sudeste está meio 'esquecido'. Prova disso é a tragédia de Niterói, que até agora não teve ajuda nenhuma do nosso 'ilustríssimo' presidente. Ah é, ele já é um político respeitado mundialmente.. NEH?!

Postar um comentário