domingo, 14 de março de 2010

Eleitor



Neste final de semana acompanhei a realização de uma pesquisa política, no final do processo acabei com uma sensação de indignação.
É inexplicavél qualquer tentativa de definir o que é ser "eleitor", pois não há interesse algum pelo processo eleitoral, os olhos da população parece vendados, ou isso ocorre devido ao processo histórico que gerou a desigualdade social no país?
Infelizmente, não, pois neste levantamento você entrevista eleitores de todos os níveis sociais, e em todos o desinteresse ou a desinformação está presente.
E depois ele criticam os governantes, mas quando não usaram o seu voto, ou enxergaram o ato de votar como uma obrigação, ou preferem dizer que não votam em nenhum candidato, como se fosse positivo este ato.
E como cobrar de um governo, se não defendemos durante as eleições o nosso direito de avaliar o governante certo para nosso município, estado ou país.
Como podemos reverter esse desinteresse, é necessário a reforma política? ou uma reforma educacional, para que o tema política seja discutido nas escolas?
A sociedade precisa refletir sobre o poder que temos enquanto eleitores.
Estar de olho no processo eleitoral é benefício próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário