domingo, 16 de maio de 2010

Vox Populi


O Jornal da Band divulgou, ontem (15), nova pesquisa Vox Populi, pela primeira vez a (pré) candidata Dilma Rousseff (PT) aparece à frente de José Serra (PSDB), são 38 % de intenções de voto para a petista contra 35 % do tucano. Considerando a margem de erro de 2,2 % é praticamente um empate técnico.
A (pré) candidata do PV Marina Silva aparece desta vez com 8%, no primeiro cenário suas intenções de voto chegavam apenas a 5 %, e os votos brancos e nulos permaneceram na mesma margem 8% brancos e 11% indecisos.
Na projeção para o segundo turno o resultado também favorece Dilma, que derrotaria Serra com 40% contra 38%, brancos e nulos 9% e 13 % de indecisos.
Não estou afirmando irregularidades dentro desses números, mas todas as pesquisas anteriores traziam Ciro Gomes no cenário eleitoral, e pela primeira vez ele não aparece oficialmente entre os (pré) candidatos, e onde estão os seus votos que desapareceram sem grandes alterações nos resultados.
Esta projeção da Vox Populi logo que apresentada já alarmou os aliados de Serra, o Twitter foi à ferramenta escolhida pelos aliados, os tucanos para questionarem, e os petistas comemorarem.
Nunca vimos tantas pesquisas serem questionadas pelos partidos, dessa vez não agradou o PSDB, mas se outra for favorável a ele o PT irá reclamar como já fez esse ano. São discussões desnecessárias cada um deve se preocupar com a sua campanha e com os seus eleitores.
Devemos nos preocupar sim com a alta porcentagem de votos brancos e nulos, a população precisa votar não abandonar o direito de escolher seu governante.
A população precisa ficar de olho nas eleições.

3 comentários:

Isaac Ricarte disse...

LAMENTAVELMENTE O POVO BRASILEIRO NÃO VOTA EM CANDIDATO DERROTADO E PESQUISA COMO ESTA INDUZ A POPULAÇÃO ALIENADA.

Artus Rocha disse...

38+35+8+8+11=100% não entendi sua colocação sobre para onde foram os votos do Ciro.
E ha projeções sem Ciro sim em todas as pesquisas, de todos os institutos, eram os cenarios sem Ciro, a comparação correta é com estas.
Sobre os votos brancos e nulos, ainda esta cedo, a campanha nem começou(oficialmente), a população não esta bem informada ainda, de quem é quem nessa eleição. Muita agua vai rolar.

Rejane Cavalcanti disse...

De muito bom gosto o seu blog. O layout é formidável. O conteúdo também. Sou eleitora de Dila, e acho que você tem razão sobre muitas coisas que posta aqui.Você está cumprindo o seu papel de cidadã, e muito bem. Parabéns.
Tenho um bloguinho, chamo assim porque é isso mesmo, não sou jornalista nem tampouco escritora e entrei nessa, de início, apenas de brincadeira. Mas estou gostando e vamos ver no que vai dar. Vou deixar aqui o endereço só para fazer uma propagandazinha (rsr). Abraços, Rejane
Ah! Descobri o seu blog lá pelo twitter. E já estou lhe seguindo por lá.
http://orealimaginado.blogspot.com/

Postar um comentário