sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ferrosul



Dizem que promessa é dívida, hoje, eu estou pagando uma assumida há algum tempinho atrás, o de trazer ao Tô-de-olho a criação da FERROSUL (Projeto que visa à restauração com fins de reativar rotas ferroviárias).
Moro em Jacarezinho, norte do Paraná, onde infelizmente temos uma estação ferroviária abandonada, local a mercê de vândalos. E por muito tempo me perguntei por que não se utiliza o transporte ferroviário, como antes, na época que ele era um progresso na nossa sociedade.
O meu twitter, grande aliado desse blog, me apresentou ao usuário @vidaDmaquinista que no seu dia-a-dia além de exercer a profissão, é um dos defensores da FERROSUL.
Esse movimento que nasceu da iniciativa popular, e por ter ganhado visibilidade atraiu aos políticos, até conquistou o apoio do novo governador do Paraná Beto Richa.
A idéia ainda está engatinhando, quem sabe agora o governo federal enxergue a necessidade da reativação das ferrovias. Seremos sede de dois grandes eventos Esportivos, Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas, e mais essa alternativa de transporte evitaria caos nos aeroportos e rodovias.
Além de ser uma alternativa ao transporte de cargas aos portos, o que tornaria mais barato o frete que muitas vezes encarece produtos.
Espero que não seja mais um projeto que fique no papel, nós vamos ficar de olho.

6 comentários:

Valcir Machado disse...

As ferrovias, por serem solução de transporte mais barata e eficiente, não interessam aos nossos governantes, envolvidos e comprometidos com o grande cartel das montadoras; 'destrua-se a economia do país, contanto que continuemos ganhando para nós e nossos familiares!'
Eis nossa triste realidade.
Abraços!

Clodoaldo disse...

#FERROSUL A intenção do projeto é ligar os estados do RS, SC, PR e MS a Ferronorte, acabando com o isolamento ferroviário nos estados do sul. Que a sociedade e políticos destes estados se levante e adote esta nobre causa.

Zinha_09 disse...

Adoraria que no nosso país, o forte nos meios de transporte terrestre fosse o ferroviário!
Meu Deus! Como é bom viajar de trem! (claro que num bom trem,não é?
Veja a Europa: vc conhece "n" países só através das ferrovias!!!
Nosso país tem uma geografia positiva a esse transporte! Não temos cadeias de montanhas q inviabilize isso,não?
Este é meu gde sonho no nosso país; mas há interesses contrários á nossa independência,
inclusive do petróleo!
Aguardemos,então! Milagres acontecem! rsrs

Alceu A. Sperança disse...

A Ferrosul merece estar na ponta do debate sobre a infraestrutura nacional.

A Ferrosul, que poderíamos chamar "a mãe de todas as ferrovias nacionais", é um tema essencial para o desenvolvimento real do País.

Hoje, quem está progredindo no Brasil é, além da dívida trilionária,as transnacionais, banqueiros, ruralistas e empreiteiras que prestam serviços aos governos.

O resto rala e eles rolam.

Unknown disse...

Em 2011, esperamos dos novos governadores, parlamentares e da Presidente Dilma trabalho efetivo em favor da FERROSUL, este grandioso projeto de integração física para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Ferrosul.Org disse...

Queremos manifestar minha alegria pela nosso jovem e talentosa blogueira trazer o seu apoio à criação da FERROSUL. Os comentários anteriores a este meu, demonstram a justeza da causa e a validade de lutarmos juntos por ela. Uma idéia do tamanho deste sonho: http://www.webtranspo.com.br/artigos-e-entrevistas/17305-sul-do-pais-entrara-em-linha-com-ferrosul

Postar um comentário